Hoje motoristas em muitos países se localizam por meio de aparelhos relativamente baratos conectados ao Sistema de Posicionamento Global. Basta digitar um endereço para aparecer a localiação exata. Um aparelho de navegaçao por satélite depende de uns trinta satélites. Cada um deles transmite sinais indicando sua posição e a hora, com a precisão de alguns bilionésimos de segundos. Uma vez que seu aparelho estabele contato com alguns satélites, ele calcula com precisão quanto tempo leva para que um sinal do satélite chegue até seu receptor. Com essa informação ele pode calcular sua posição. Imagine a matemática envolvida nesse processo!Em alguns segundos, ele calcula a distância para 3 satélites-todos a milhares de quilômetros de distância-, que percorrem o espaço em direções diferentes e em velocidade de muitos quilômetros por segundo.
TUDO ISSO JÁ EXISTIA NA NATUREZA!!!!!!!!!!!!!!!!
Alguns animais conseguem se localizar em lugares desconhecidos, uma habilidade ainda mais emocionante que a navegação institiva dos migradores.
As borboletas-monarcas de várias regiões da América do Norte migram mais de mil quilômetros até uma pequena área do México. Mesmo sem nunca terem migrado para o México antes, elas encontram o caminho, muitas vezes para as mesmas árvores onde seus bisavós haviam ficado no ano anterior.
Ao passo que nossos aparelhos de navegação automáticatalvez dependam totalmente dos satélites, muitos animais parecem usar diversos métodos de navegação!!!!
Que preciosidade!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário